EUA: apoiamos a greve da Amazon

Por Socialist Core*

23/12/2024. Nós, do Socialist Core, expressamos nosso firme apoio aos trabalhadores da empresa Amazon, que iniciaram uma greve, no dia 19 de dezembro, em busca de melhores condições de trabalho, de salários maiores e de um ambiente de trabalho digno.

A greve – a maior da história contra a Amazon – ocorre semanas após a eleição do candidato presidencial de extrema-direita, Donald Trump, que ameaçou despedir milhares de funcionários públicos assim que tomar posse. Desde o início da pandemia – e depois dela –, a classe trabalhadora americana tem pago pela crise capitalista com a superexploração. O governo de Joe Biden e do Partido Democrata, em vez de subsidiar o valor da cesta básica, reduzindo os altos preços em vigor, investiu no maior orçamento militar do planeta e financiou o Estado genocida de Israel, garantindo a continuidade do extermínio do povo palestino.

Neste contexto, a greve constitui uma ferramenta vital para que a classe trabalhadora, ao paralisar a produção, demonstre força. Em Nova Iorque, a polícia interveio a serviço dos patrões, para tentar barrar a greve, mas não teve sucesso. A mobilização dos trabalhadores da Amazon mostra que, unida, a classe trabalhadora pode questionar as péssimas condições de trabalho e lutar contra a superexploração.

A greve é uma resposta ao esgotamento extremo e aos baixos salários, que persistem numa empresa que gera bilhões de dólares de lucros anuais. Somos solidários com as reivindicações dos trabalhadores, que têm muito apoio nas comunidades de Nova Iorque e de outras cidades.

Apelamos à solidariedade com os trabalhadores em greve e encorajamos outros sindicatos a se somarem à luta, exigindo melhores salários e condições de trabalho mais justas. Ao mesmo tempo, denunciamos os altos preços dos alimentos e dos alugueis.

*Simpatizante da UIT-QI nos EUA.

Publicado originalmente em socialistcore.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *