Estado Espanhol: exitosa conferência de fusão com Lucha Internacionalista, seção da UIT-QI

Por Imprensa UIT-QI
Nos dias 26 e 27 de abril de 2025, foi realizada com sucesso a conferência extraordinária para a fusão de Lucha Internacionalista (LI) [Luta Internacionalista] com o grupo de companheiros/as que atuavam na Corriente Roja [Corrente Vermelha] e na LIT-QI. Foi um importante passo para avançar na construção de um partido revolucionário no Estado espanhol, a Lucha Internacionalista, com um progresso qualitativo na implantação nacional, com a integração de companheiros/as da Andaluzia e de Madri. Ao mesmo tempo, também se juntaram à UIT-QI companheiros e companheiras da Alemanha. Desta forma, a Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI) se fortalece para continuar sua construção na Europa.
É um grande passo à frente no contexto do aprofundamento da crise do sistema capitalista-imperialista e da contraofensiva que o ultradireitista Donald Trump pretende realizar. Se algo colocou em evidência a decadência do capitalismo, foi a queda de energia sem precedentes que começou em 28 de abril, deixando o Estado espanhol, Portugal e partes do sul da França sem eletricidade por mais de 12 horas. Trata-se de um sistema elétrico gerenciado por uma rede de empresas privadas.
A conferência foi realizada no auditório do centro cívico Cotxeres de Sants, em Barcelona. Delegações da Catalunha, de Valência, de Madri e da Andaluzia participaram do evento. Delegações internacionais da UIT-QI estiveram presentes, como Nuno Geraldo, por Trabalhadores Unidos (TU) de Portugal; Eugenio Gemmo e Favio Neri, do Movimento da Liga Marxista Revolucionária (M-LMR) da Itália; o camarada Belize, do Partido da Democracia Operária (IDP) da Turquia; dois camaradas da Alemanha; e Miguel Sorans, pelo Comitê Executivo Internacional (CEI) e pela Izquierda Socialista da Argentina. Foram recebidas saudações enviadas pela CST do Brasil, pelo PSL da Venezuela, pelo MST do Chile, pela ARPT da Bolívia e pelo MAS do México.
A presidência honorária da conferência foi conferida para a resistência dos povos palestino e ucraniano. Em relação à conjuntura internacional, os informes de abertura do debate foram feitos por Josep Lluís del Alcázar, sobre a situação global, e Cristina Mas, sobre a resistência palestina e o Oriente Médio. Cristina Darriba e David Pérez deram os informes sobre a situação política do Estado espanhol, e M. Esther del Alcázar sobre o plano de construção do partido. Depois, foram votadas as resoluções e a nova direção da organização.
No sábado, dia 26, foi realizado um ato público, no qual usaram a palavra Cristina Mas (Catalunha), Andrés (Madri), David Pérez (Andaluzia) e Miguel Sorans (CEI da UIT-QI). E que foi encerrado por Cristina Darriba. Uma saudação especial foi feita por David Orta, presidente do comitê de fábrica da empresa química AkzoNobel (antiga Titan), que está em luta contra as demissões.
Em seguida, houve uma festa em comemoração aos 25 anos de Lucha Internacionalista e à 200ª edição do seu jornal.
A conferência extraordinária foi finalizada com todos/as cantando, com os punhos erguidos, a Internacional.