NOTA DE SOLIDARIEDADE AO MANDATO DE GLAUBER BRAGA

A CST expressa sua firme solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), vítima de mais um ataque que busca cassar seu mandato, numa manobra parlamentar que ataca as liberdades democráticas.

A decisão do Conselho de Ética da Câmara, favorável à cassação, é uma manobra política escancarada. O pretexto utilizado – uma suposta “agressão” a um membro do MBL– é uma farsa.

Enquanto Chiquinho Brazão, acusado de ser mandante do assassinato de Marielle Franco, foi cassado por faltas (preservando sua elegibilidade), para Glauber a Câmara prepara a cassação com inelegibilidade por 8 anos.

Na realidade, Glauber é vítima de setores reacionários, liderados pelo ex-presidente da Câmara, Arthur Lira, após a forte denúncia de Glauber contra o orçamento secreto. Infelizmente o silêncio do Governo Lula diante do ataque sofrido por Glauber é explicado pela conveniência com as manobras do centrão, que mantém intacto o esquema de privilégios, inclusive o orçamento secreto.

Por isso, não se trata apenas de defender um mandato parlamentar. A tentativa de cassação de Glauber Braga faz parte de um projeto mais amplo de criminalização da esquerda e dos movimentos sociais. É o que sofrem todos os dias os grevistas e ativistas que são criminalizados por denunciar essa falsa democracia e o privilégio dos ricos.

A CST repudia veementemente essa perseguição política e convoca todos os setores democráticos e populares a se mobilizarem em defesa do mandato de Glauber Braga e contra o ataque do Congresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *