Declaração conjunta: condenamos o ataque sionista-estadunidense contra o Irã! Defendamos o Irã!

Declaração da LIT-QI, UIT-QI e CCRI, 22 de junho de 2025.
Em 13 de junho, Israel lançou outra guerra no Oriente Médio. Até o momento, matou quase 600 pessoas e destruiu inúmeros edifícios. Em resposta, o Irã retaliou e lançou vários mísseis contra o Estado colonizador. Nove dias depois, o ultra-direitista Donald Trump, em nome do imperialismo ianque, juntou-se à guerra e atacou três instalações nucleares com bombas GBU-57 “bunker buster” [“destruidora de bunkers”], as armas não nucleares mais poderosas do mundo. Enquanto Trump afirma triunfantemente que “as principais instalações de enriquecimento nuclear do Irã foram completamente destruídas”, as autoridades iranianas afirmam que os danos às instalações nucleares foram limitados.
O ataque sionista-estadunidense ao Irã é uma continuação da longa agressão de Israel e dos Estados Unidos contra os povos árabes e muçulmanos do Oriente Médio. Desde a criação de Israel em 1948, o Estado sionista expulsou a população palestina de sua terra natal (a Nakba) e lançou inúmeras guerras contra todos os países vizinhos. O conflito atual ocorre no contexto da guerra genocida que o Estado sionista está travando contra o povo palestino em Gaza. Além disso, Israel tem atacado repetidamente a Síria e o Líbano e ocupado partes desses países.
Da mesma forma, o imperialismo estadunidense tem um longo histórico de agressões no Oriente Médio, desde o Líbano na década de 1980 até a ocupação do Afeganistão e do Iraque.
Condenamos essa nova guerra de agressão de Israel e dos Estados Unidos e apoiamos os contra-ataques do Irã. Fazemos isso porque esses contra-ataques são uma expressão da luta dos povos árabes e muçulmanos contra o enclave militar do imperialismo, o Estado de Israel, que só pode ser mantido por meio de agressões e ataques militares permanentes. Nesse conflito, estamos do lado militar do Irã e contra o monstro sionista-estadunidense.
Ao mesmo tempo, mantemos nossa total independência política diante do regime dos mulás. Sempre apoiamos os protestos das massas iranianas contra a ditadura burguesa e teocrática, que governa despoticamente o país.
O caminho para a vitória contra os agressores sionistas/imperialistas passa pelas massas árabes e muçulmanas, que apoiam a Palestina em sua luta contra o Estado de Israel e devem promover uma nova Primavera Árabe. Ou seja, uma revolução que enfrente os próprios governos reacionários na região. É igualmente necessário fomentar a solidariedade internacional com a Palestina, e agora com o Irã, nos países imperialistas.
É por isso que apelamos a todos os socialistas, anti-imperialistas e democratas para que se unam às atividades de solidariedade internacional para deter o monstro sionista, que massacra os povos árabes e muçulmanos. Denunciamos os “socialistas” que se recusam a defender o Irã. Os socialistas devem unir-se em defesa do Irã e para derrotar o agressor sionista/imperialista!
Convocamos os povos do mundo a se mobilizarem para repudiar a agressão militar contra o Irã, liderada pelos criminosos Trump e Netanyahu. Apelamos à mais ampla unidade de ação para derrotá-los. Dessa forma, também contribuiremos para a luta heroica do povo palestino, para pôr fim à limpeza étnica e ao genocídio sionista e alcançar uma Palestina livre, do rio ao mar.
- Defender o Irã, derrotar Israel e o imperialismo estadunidense!
- Pela expulsão das forças estadunidenses do Oriente Médio!
- Pela vitória da heroica resistência palestina!
- Por um movimento global de boicote contra o Estado terrorista e de apartheid de Israel!
Signatários:
- Liga Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (LIT-QI, www.litci.org)
- Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI, www.uit-ci.org)
- Corrente Comunista Revolucionária Internacional (CCRI, www.thecommunists.net)
P.S.: convidamos as organizações que apoiam tais posições a se juntarem a essa declaração e à campanha.