Importante debate da esquerda independente em BH

Por Edivaldo de Paula – Coordenação da CST

Belo Horizonte foi parte do debate da construção de uma esquerda independente dos
governos e dos patrões como ocorreram em outras cidades pelo país. No dia 14 de agosto, professores, professaras e estudantes participaram e colocaram sua posição diante de uma conjuntura que refletia os ataques da tarifaço de Trump e da inação infelizmente do governo Lula/Alckmim que embora tenha falado sobre medidas e a lei de reciprocidade nada aconteceu até então.

Andressa Rocha, professora e da direção da CST, coordenou todo o debate e colocou a necessidade de unificar as lutas em curso contra Trump, por uma nova independência, contra a MP soberana que defende o lucro dos empresários, reforçando a necessidade de não pagar a dívida pública passando também pela importância de nos solidarizamos ativamente contra o genocídio do povo palestino, reivindicando uma Palestina, Livre, Laica e Democrática.

Outra temática que surgiu foi a crise ambiental que culminou com o governo da Frente Ampla recuando e não vetando integralmente a PL da devastação que significa na prática um brutal ataque ao meio-ambiente. A plenária terminou com as intervenções reforçando a relevância do chamado ao PSTU, Sob, PCBR, UP, MRT e demais setores que não são parte da Frente Ampla a construir uma alternativa política para o país rumo a um Brasil socialista.