Plenária em SP: Construir a Esquerda Independente

No dia 6 de setembro, a CST realizou em São Paulo a plenária “Construir a esquerda independente”, com a apresentação da professora Lorena Fernandes e a presença de estudantes e professores. O evento refletiu o debate crucial sobre a necessidade de uma alternativa política de esquerda independente dos governos e patrões. Os presentes concordaram que a unidade é fundamental para construir um campo da esquerda independente no Brasil.
A conjuntura atual exige ação firme contra a extrema direita, que busca anistiar Bolsonaro e os militares golpistas, além de atacar ativistas, como na USP. O tarifaço de Trump é um ataque imperialista sem precedentes contra o Brasil, e a esquerda independente deve se posicionar contra essas ameaças. O governo Lula vacila nesse combate, não aplicando a lei de reciprocidade, negociando terras raras e mantendo ministros do centrão no governo.
Diante disso, é fundamental levantar a voz da esquerda independente no Brasil. É necessário um movimento forte e unitário para enfrentar a extrema direita e defender os interesses dos trabalhadores. A CST faz um chamado à ação para os setores da esquerda independente, como PSTU, PCBR, UP, MRT, SoB e outras organizações, lideranças e figuras públicas que se posicionam de forma independente ao governo Lula e à Frente Ampla. A plenária fortaleceu essa batalha, reafirmando a necessidade de unidade e ação conjunta.
No final do evento, os presentes gravaram um vídeo em apoio à Flotilha e a estudante Milena Felix recitou poesias do seu recém-publicado livro “A saída é para dentro”.