Pedro Rosa: uma história de luta a serviço da classe trabalhadora!
Por Rosi Messias – Coordenadora Nacional da CST
No dia 24 de setembro, ocorreu a cerimônia de despedida do companheiro Pedro Rosa Cabral, dirigente histórico da CST, seção da UIT-QI, do SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da UFF) e dirigente da FASUBRA.
Pedro foi homenageado por familiares, companheiros e companheiras de luta da CST, servidores da UFF, dirigentes sindicais, organizações políticas, professores, estudantes, trabalhadores do SINTUFF e da FASUBRA, amigos e amigas. O salão onde aconteceu o velório ficou completamente lotado, tomado sobretudo pelos trabalhadores e trabalhadoras da UFF, que compareceram em peso para se despedir de seu dirigente e camarada. Aposentados e aposentadas da UFF comparecendo em peso. Representando a família, falou Ivone Rosa, recitando versos de Chico Buarque. Da direção do sindicato, os coordenadores Wagner Peres e Carlos Abreu lembraram sua marca na história do SINTUFF: “Pedro sempre manteve o sindicato com independência. Onde tinha luta, ele estava, mobilizava, ensinava. Foi professor na militância e referência de combatividade”, disse Wagner. “Pedro era um entusiasta da luta de classes, um caçador de lutas. Contribuiu para formar gerações de militantes e seguirá presente em cada mobilização”, completou Abreu.
A atividade foi coordenada em dupla por mim e Bárbara Sinedino, da coordenação nacional da CST, seção da UIT-QI.
O ato se transformou em uma grande homenagem política, reconhecendo a trajetória de um militante que dedicou décadas de sua vida à luta da classe trabalhadora e à construção da esquerda revolucionária desde sua juventude. Durante a cerimônia, foram lembradas as inúmeras mensagens de homenagem ao legado de Pedro, enviadas pela UIT-QI e por organizações políticas de nossa internacional do Chile, Venezuela, Bolívia, Argentina, Estado Espanhol e Turquia.
Pedro era respeitado não apenas entre os que compartilhavam suas posições políticas, mas também por muitos e muitas que, na universidade e no movimento sindical, divergiam de suas ideias e sua organização. Por isso sua despedida foi tão plural. Entre os presentes estavam o reitor da UFF Antônio Cláudio da Nóbrega, o vice-reitor Fábio Passos, o ex-reitor Roberto Salles, o médico e professor Wladimir Soares, o ex-diretor da Faculdade de Direito Wilson Madeira, o ex-diretor do ICHF e do Instituto de Psicologia Francisco Palharini, o vereador Professor Túlio (PSOL), Cyro Garcia (PSTU), Raul Bittencourt (UP), Ivanilda Reis (Coordenadora Geral da FASUBRA), além de representantes nacionais e locais da FASUBRA, SINTUFRJ, ASSUNIRIO, SINTUR-RJ, SEPE-RJ, ADUFF, CSP-Conlutas e ANDES-SN.
O companheiro Babá, veterano do movimento trotskista no Brasil, dirigente nacional da CST e também ex-dirigente da FASUBRA, foi um dos oradores em nome de nossa organização.
A juventude revolucionária Vamos à Luta, que esteve ao lado do SINTUFF na última greve, participou com uma forte delegação e gravou um vídeo em homenagem ao nosso dirigente, reafirmando o compromisso com a unidade operária-estudantil. Compareceram ainda militantes sindicais da CST, da educação, TAEs, dos Correios e garis. Além de colegas que que militaram com Pedro anteriormente em nossa organização.
Pedro também foi homenageado pelos deputados do PSOL Tarcísio Mota e Chico Alencar, em pronunciamento na Câmara Federal, e pela vereadora Vivi Reis, na Câmara Municipal de Belém.
Em nome da direção da CST e da UIT-QI, Claudia Gonzales prestou nossa última homenagem ao principal dirigente sindical da corrente, destacando a longa militância que compartilhou com ele em inúmeras batalhas da luta de classes e na construção do trotskismo morenista.
As intervenções foram marcadas pela emoção e pela lembrança do caráter firme, da coerência e do espírito de luta incansável de Pedro. Ficará na memória de todos e todas sua última aparição pública, marchando com energia no massivo ato de Copacabana, dias antes de seu falecimento.
Durante o ato-homenagem, ecoaram as palavras de Alessandra Primo, sua companheira de vida e de luta: “Pedro foi um homem de convicções firmes, que não se dobrou e nunca se calou. E eu sei que, de alguma forma, ele vai continuar conosco, porque a luta sempre o chamou e ele sempre atendeu.”
Reafirmamos nossas condolências a Alessandra, Bia, Ariel, Arthur, Ivone, seus demais familiares, amigos, amigas, trabalhadores e trabalhadoras da UFF e camaradas de militância.
Pedro, presente! Até o socialismo, sempre!

———————————————————————————————————————-
Homenagem da CST de Belo Horizonte
Em 27 de setembro a regional Belo Horizonte prestou sua homenagem ao companheiro Pedro na sede da CST. Lembraram através de um vídeo sua trajetória como dirigente sindical e político, momentos amenos com sua família, amigos e colegas da categoria. A atividade foi coordenada por Andressa Rocha, da coordenação nacional da CST. As imagens refletem a expressão emotiva expressada na homenagem: “Pedro foi um companheiro imprescindível e nos deixa um legado de dedicação pela luta por um mundo melhor e socialista”

Homenagem em Belém – PA
Na manhã de 3 de outubro na UFPA (Universidade Federal do Pará) ocorreu a homenagem à memória do companheiro Pedro Rosa. João Santiago, Joice Souza e Felipe Melo do Combate SPFs e da CST foram parte da construção dessa homenagem.
Estiveram presentes seus familiares, amigos, colegas de longa data das lutas dos técnicos administrativos, docentes, o reitor Gilmar Pereira, a vereadora do PSOL Vivi Reis, o mandato do deputado federal Dorinaldo Malafaia. As diferentes intervenções lembraram Pedro como uma pessoa amável, carinhosa, e sobretudo como um militante revolucionário, que dedicou sua vida para a construção de um mundo socialista. Pedro Rosa, Presente!


