Sem anistia! Punir todos os golpistas!
Hoje, dia 08/01, se completa 3 anos da fracassada intentona golpista do bolsonarismo. Não podemos esquecer que após a derrota eleitoral a extrema direita seguiu nas ruas, ocupando as portas dos quartéis, realizando fechamento de estradas, se organizando, até desembocar na invasão do Palácio do Planalto, da Câmara, Senado e STF. Tudo para tentar implantar uma ditadura policial-militar no país.
O fracasso da intentona foi uma derrota da extrema direita, mas isso é insuficiente. Punir os políticos, empresários e militares que organizaram, comandaram e financiaram a intentona bolsonarista ainda é nossa tarefa. É preciso expropriar as empresas que financiaram essa tentativa de golpe.
Apesar da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, há movimento da direita, através da PEC da Dosimetria, de livrá-lo da prisão o mais cedo possível. Tais intenções golpistas são encorajadas pela recente invasão de Trump contra a Venezuela, acerca da qual a extrema direita canta vitória e chama por uma violação semelhante no Brasil, atacando nossa soberania e reafirmando o caráter de subserviência e de capacho da extrema direita ao imperialismo estadunidense.
Hoje, Lula convocou um evento institucional para “reafirmar a democracia” e utilizou o espaço para vetar integralmente o projeto da dosimetria, o que é importante, porém deixar apenas com as “instituições” a tarefa de defender a democracia é um erro, pois o próprio PT, partido do presidente, não encorajou e mobilizou atos de rua, não utilizou sua direção das centrais sindicais como a CUT e de movimentos sociais para ocupar de forma mais massiva e permanente as ruas. Vetar esse PL é importante, mas o que fará o congresso recuar é a mobilização incansável nas ruas!
A tarefa principal dos revolucionários em tal contexto é combater as invasões imperialistas, com solidariedade a classe trabalhadora venezuelana mas sem ilusões no governo de Maduro, e combater as tentativas de anistiar Bolsonaro e os demais golpistas presos. Ao mesmo tempo em que devemos pressionar pelo aprofundamento das investigações sobre os golpistas e pela expropriação dos bens destes.
Exigimos do Governo Lula a expulsão do embaixador estadunidense e ruptura das relações com os EUA!
Expropriação dos golpistas bolsonaristas e imperialistas, e taxação das multinacionais estadunidenses que operam no Brasil!
Que os governos Lula e Petro convoquem uma mobilização continental contra a agressão imperialista à Venezuela!
