USP: Importantes atividades pela Palestina

Jeane Carla – militante da juventude Vamos à Luta

No mês de junho, a juventude Vamos à Luta realizou uma série de atividades na Universidade de São Paulo por uma Palestina livre, única, laica, democrática e não racista.

No dia 10/06, realizamos uma vitoriosa roda de conversa pela libertação dos ativistas da Flotilha e pelo rompimento das relações do governo Lula com Israel. A atividade contou com a presença do estudante palestino Tamer Atariyeh, da FFLCH, e de Lorena Fernandes, da Frente Palestina de SP.

A roda de conversa teve ampla participação estudantil e expressou a necessidade de seguirmos mobilizados pela libertação de todos os presos políticos palestinos, pelo cessar-fogo imediato em Gaza e pela ruptura de relações da USP com Israel, que mantém diversos acordos e convênios com instituições israelenses, fortalecendo o genocídio do povo palestino.

Ao final da roda, definimos a importância de dar continuidade às ações pela Palestina na USP. No dia 12/06, colamos lambes e confeccionamos uma faixa com os dizeres Romper relações com Israel, na FFLCH. Por fim, no dia 17/06, realizamos panfletagem exigindo o rompimento de relações da USP e do governo Lula com Israel, e cobramos da UNE uma jornada nacional de lutas pela Palestina.

Nossa campanha, junto a ativistas pró-Palestina, defende que a USP deve ser um território livre de sionistas e da extrema-direita. No próximo semestre, seguiremos com mobilizações contra o holocausto em Gaza, contra a extrema-direita e Trump, e em apoio à heroica resistência palestina.

Chamamos você, estudante da USP, a se somar à campanha pela Palestina com a juventude Vamos à Luta!