Juventude Vamos à Luta nas eleições de DCE da USP

Por Isadora Bueno – Vamos à Luta SP e Educação USP e Jeane Carla – Vamos à Luta SP

As eleições para o DCE da USP ocorrem durante essa semana. A chapa “Pra Dizer Nosso Nome: Unidade é para Lutar (Correnteza (UP), Juntos (MES), UJC (PCBR) e Rebeldia (PSTU) Vamos à Luta (CST) é a chapa da Oposição Unificada contra a Majoritária da UNE e defende que a luta contra os cortes de bolsas e as tentativas de privatização da USP por parte do governo de extrema-direita de Tarcísio. Exigimos cadeia para Bolsonaro e todos os golpistas, assim como ruptura do governo Lula com israel e o fim dos convênios da USP com o sionismo, além de mobilizar os estudantes por cotas trans na USP já.

A realidade dos estudantes da USP

Vivemos na USP uma realidade de moradias estudantis precárias, bolsas cortadas, cursos sucateados, terceirização nos bandejões e falta de professores. Enquanto isso, a reitoria abre as portas para grandes empresas e convênios privados, subordinando a produção de conhecimento ao lucro. Não aceitamos privatizações e nem um centavo a menos para a educação. Por isso, colocamos que a chapa deve organizar os estudantes contra os ataques da extrema-direita de Nunes e Tarcísio. Desde já, devemos organizar os estudantes para enfrentar a política de sucateamento e expulsão dos estudantes pobres da USP.

Unidade é pra lutar!

A nossa chapa continua a batalha pela Unidade da Oposição Unificada. Desde a preparação do Congresso da UNE se expressaram dois setores distintos no movimento estudantil: a direção majoritária da UNE que é governista e tenta blindar o governo Lula e, por isso, não mobiliza os estudantes pelas suas pautas; e o setor da Oposição, que compreende que para lutar é necessário ter independência do governo Lula/Alckmin e apostar na mobilização nas ruas para exigir nossas pautas.

Diante disso, a chapa 1 para o DCE da USP se forja na necessidade de mobilizar os estudantes da USP pelas suas reivindicações e na oposição concreta à majoritária da UNE, que estará presente na chapa 3 “Tempo de virar: por um novo DCE” e que defende uma direção para o movimento estudantil da USP atrelado ao governo Lula e à reitoria. Nesse sentido, para combater a extrema direita, enfrentar à Majoritária da UNE, mobilizar os estudantes da USP em unidade com as trabalhadoras e lutar com independência política de qualquer governo, chamamos voto na Chapa 1 para o DCE da USP nos dias 09,10 e 11 de setembro.

Organize a sua indignação com a juventude do Socialismo e a da Revolução. Seja um militante do Vamos à Luta na USP!

A luta dos estudantes da USP contra a precarização, os cortes de verbas e a tentativa de privatização do governo Tarcísio vai continuar após as eleições da USP. Tendo isso em vista, chamamos todes estudantes da USP a conhecer e fazer parte de nossas reuniões na USP. A juventude Vamos à Luta (CST e Independentes) acredita que só a luta internacional ao lado dos trabalhadores mudará a vida da juventude. Lutamos contra o genocídio em Gaza, exigimos do governo Lula ruptura de relações Israel e batalhamos por uma Palestina livre, democrática e não racista. Combatemos a extrema direita de Trump e defendemos do governo Lula a imediata aplicação da Lei de reciprocidade, além de mobilizar para colocar Bolsonaro e os golpistas na prisão. Acreditamos que é preciso ter independência do governo Lula para lutar, uma vez que o governo realiza cortes nas universidades e aplica ajuste nos trabalhadores. Ao lado disso, batalhamos para que os ricos paguem a conta da crise. Defendemos que a saída para os nossos é a construção de um governo da classe trabalhadora e um Brasil e mundo socialista e sem patrões. Venha ser militante do Vamos à Luta!

Política de Privacidade