23 de setembro | Protesto Mundial Exige Ação Contra Desastre Climático

Por Unidade Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-CI)

 

O protesto – ou “greve climática” – global convocado pela organização internacional de jovens Fridays for Future (Sextas pelo Futuro) acontecerá nesta sexta-feira, 23 de setembro.

Esse movimento começou em 2018, liderado pela adolescente Greta Thunberg, de 15 anos, que acampou em frente ao Parlamento sueco, exigindo medidas urgentes para reduzir as emissões de dióxido de carbono dos combustíveis para frear as mudanças climáticas. Em 2019, transformou-se em uma  “greve climática” estudantil mundial, mobilizando 4 milhões de pessoas. Desde então, se repete em setembro de cada ano.

Os manifestantes também têm denunciado como uma farsa as Cúpulas do Clima convocadas pela ONU, já que as poucas resoluções adotadas não são cumpridas. De fato, as emissões de dióxido de carbono dos combustíveis, que devem ser reduzidas em 45% até 2030 para evitar o catastrófico aquecimento global, estão aumentando.

E agora, com a desculpa de que há menos gás na Europa devido à guerra na Ucrânia, estão voltando a produzir carvão, que é o pior poluidor. E ampliando a produção de armas, que resulta em enorme gasto de energia.

Este verão europeu foi o pior em secas, incêndios florestais e no aumento das temperaturas em mais de 70 anos. Na América Latina também estão ocorrendo incêndios florestais e secas. E a perspectiva é que isso continue piorando, se não for imposta a redução do uso de energia proveniente de petróleo, carvão, gás e biocombustível (vegetais transformados em combustível).

Nós, da Unidade Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-CI), consideramos que o capitalismo está destruindo a vida no mundo. Os capitalistas e seus governos não têm interesse na mudança da matriz energética, porque isso afetaria seus lucros. É por isso que, para evitar o desastre, é necessário acabar com o sistema capitalista-imperialista, construindo governos da classe trabalhadora, da juventude e dos setores populares. Governos que expropriem as multinacionais da mineração, do agronegócio e do petróleo; planifiquem democraticamente a economia, com base nas necessidades dos povos; e combatam as mudanças climáticas e a destruição do meio ambiente.

Nesse caminho estratégico, somente a urgente mobilização internacional da juventude e, em geral, dos povos trabalhadores e oprimidos pode impor mudanças reais na matriz energética, que reduzam decisivamente o uso dos combustíveis poluentes e combatam a destruição ambiental em curso.

Por isso, a “greve climática” convocada para esta sexta-feira, 23 de setembro, é totalmente justificada e necessária. Nós, da UIT-CI, damos total apoio e convocamos todos/as a participar das mobilizações e ações unitárias em cada país.

 

21/9/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *