FORA DINA BOLUARTE! PRISÃO PARA OS ASSASSINOS!

O povo trabalhador do país não para de lutar e o governo assassino de Boluarte pretende se manter no poder matando os que lutam. Para isso, conta com o apoio das Forças Armadas, da Polícia, do Congresso de direita, que lhe deu um voto de confiança, além dos grandes empresários do país agrupados na CONFIEP. De fato, em sua última mensagem à nação, Dina Boluarte apresentou um falso pedido de desculpas por seus 47 assassinatos em um mês de governo. Porém, ninguém acreditou. Ela reafirmou a linha de criminalizar o protesto, de reprimir e perseguir os que lutam, e seguiu sustentando a armadilha da antecipação das eleições para abril de 2024, de modo que nada mude e o poder fique com seus sócios fujimoristas e demais aliados.

Portanto, em todas as regiões do país, a raiva só se ampliou. Depois da trégua para as festas de final de ano, a onda de lutas não parou de crescer e agora busca chegar a Lima, para demonstrar que o sofrimento dos pobres no Peru – o abandono, a postergação das demandas populares, a exploração e a discriminação – deve ser resolvido imediatamente. A partir de Andahuaylas, Cusco, Ayacucho, Puno e de outras regiões do Centro e do Norte do país, está sendo preparada uma mobilização nacional, que deve receber o total apoio do povo de Lima, que já percebeu que Boluarte governa para os ricos contra o povo e que não está disposta a abrir mão da repressão e do assassinato, fazendo crescer as mobilizações na capital.

Por outro lado, um mês após o massacre de Ayacucho, o governo promoveu o massacre de Juliaca e estendeu o estado de emergência, para permitir que as Forças Armadas e a Polícia atuem com balas letais e com impunidade. A morte de cada companheiro e companheira pelas balas disparadas pelo governo, através da Polícia ou do Exército, não pode ficar impune. O governo é o responsável e deve ser punido pelos seus crimes! Dina Boluarte deve ser julgada e presa junto com todos os assassinos. Prisão para os assassinos de nossos companheiros e companheiras!

SEGUIR MOBILIZADOS E UNIFICAR OS QUE LUTAM EM UMA GRANDE MARCHA DOS 4 SUYOS! [1]

O povo do Peru sabe muito bem que o caminho da luta é longo e difícil e que o sangue derramado não será em vão. Em outras palavras: devemos continuar mobilizando e construindo a coordenação das organizações em luta para conseguir uma mobilização nacional com bloqueios de estradas, piquetes e outras ações em Lima e em todo o país. Também as comunidades camponesas e indígenas de Puno, Cusco, Andahuaylas e de todo o Peru, junto com as frentes de defesa, os comitês de greve, os sindicatos, as organizações estudantis e as novas organizações que surgem no calor da luta, devem se unir para atacar com um só punho até derrotar o governo assassino. Realizar assembléias para desenvolver um plano de luta nacional até que Dina e seus cúmplices caiam é a principal tarefa do povo do Peru. Os povos do interior estão indicando o caminho e são um exemplo. Vamos criar comitês de greve em cada província, em cada bairro, local de trabalho e estudo! Que a greve convocada pela CGTP e pela CUT não seja uma festa e uma saudação à bandeira, como se tornou comum nos últimos anos. Que seja o primeiro passo para construir uma greve nacional e um plano unificado de luta em todo o país! Para construir uma nova marcha dos 4 Suyos, mais de 20 anos depois da queda da ditadura de Fujimori, desta vez para dar um fim ao governo de Dina Boluarte e a todo o regime podre!

LUTAR POR UMA ASSEMBLÉIA CONSTITUINTE E POR UM GOVERNO DOS TRABALHADORES E DAS ORGANIZAÇÕES EM LUTA!

A queda do governo Dina é o objetivo comum de milhares de peruanos mobilizados. O triunfo do povo trabalhador é possível e abre enormes possibilidades para conquistar uma Assembleia Constituinte livre e soberana, que sepulte a Constituição de Fujimori, apoiada por todos os governos, e a partir daí discuta todas as medidas necessárias e a favor do país, como a anulação de todo o capítulo económico para colocar os recursos nacionais a serviço das necessidades do povo. Temos que derrubar a assassina Dina Boluarte e o Congresso corrupto, que apóia obscuras “transições democráticas” para não mudar nada e beneficiar os mesmos de sempre. Vamos remover Dina Boluarte para que governem os únicos que podem tirar o país da crise: os trabalhadores, as organizações camponesas e indígenas, que hoje estão em luta para promover medidas de fundo para que os exploradores capitalistas paguem pela crise e não o povo empobrecido! Vamos fazer um aumento geral emergencial de salários e aposentadorias, sem AFP. Chega de informalidade, CAS e precarização! Congelamento dos preços, sanção aos especuladores e nacionalização dos Bancos para estancar a inflação! Impostos sobre as grandes fortunas já! Dinheiro para trabalho, saúde e educação para o povo e não para o FMI! Por moradia digna para todas as pessoas! Nacionalização dos recursos naturais sob controle dos trabalhadores! Nova reforma agrária; Basta de recolonização da terra! Por um plano agroalimentar que garanta comida nas grandes cidades! Basta de repressão aos que lutam!

Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores – Uníos, seção peruana da UIT-CI

Segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Notas:

[1] A Marcha de los 4 Suyos foi uma mobilização popular realizada no Peru nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2000, denunciando a fraudulenta terceira eleição consecutiva de Alberto Fujimori como presidente do país. O movimento foi fundamental para desgastar a ditadura fujimorista, abrindo o caminho para a sua queda.

 


Peru: ABAIXO O ESTADO DE EMERGÊNCIA! TOMAR AS RUAS ATÉ QUE SE VÃO TODOS! AGORA!

Peru: Todo apoio e solidariedade às mobilizações das e dos trabalhadores e camponeses!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *