LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE A MORTE DE ESTEBAN VOLKOV BRONSTEIN

Por Movimiento al Socialismo, Seção mexicana da UIT-QI

Aos 97 anos faleceu, na Cidade do México, Esteban Volkov, o neto de Leon Trotski, que após a morte deste se tornou o defensor e guardião de sua obra e legado, transformando a velha casa de Coyoacán, onde Trotski foi assassinado por um agente estalinista, na Casa Museu León Trotski, da qual foi o diretor durante longos anos. Ele mesmo foi vítima de um dos atentados perpetrados contra Trotski, no qual resultou ferido por uma das centenas de balas covardemente disparadas com o intento de assassinar o dirigente da Oposição de Esquerda.

Volkov, que foi engenheiro de profissão, logo compreendeu a importância de ser ele o único membro da família que sobreviveu à perseguição estalinista e, assumindo a responsabilidade de preservar a enorme herança política de seu avô, passou a dedicar-se inteiramente à difusão de sua obra. Assim, estabeleceu relações com as distintas correntes trotskistas, embora não tenha aderido à militância partidária.

No que diz respeito ao nosso partido, visitou em 2016 a cooperativa TRADOC, uma conquista operária cuja exemplar luta ele reconheceu e elogiou, ligando-se de amizade com Jesús Torres Nuño, seu principal dirigente. Posteriormente, participou em pelo menos dois eventos organizados pelo Movimiento al Socialismo na Casa Museu, o primeiro dos quais ao se cumprirem, em janeiro de 2017, 30 anos da morte de Nahuel Moreno, o dirigente trotskista argentino que encabeçou uma importante organização internacional até hoje ativa através da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores-Quarta Internacional (UIT-QI). O segundo destes atos teve lugar em novembro do mesmo ano, quando se comemoraram os 100 Anos da Revolução Russa.

A presença de Esteban Volkov contribuiu para realçar a importância de ambos os eventos, razão pela qual lhe seremos sempre agradecidos, bem como a toda a equipe da Casa Museu, que, juntamente com o movimento trotskista, acaba de perder o seu principal dirigente e figura pública. Mais tarde, tendo sido convidado pela UIT-QI a participar, na Argentina, de um ato da Izquierda Socialista, nossa seção argentina, infelizmente ficou impedido de viajar em consequência de uma longa enfermidade.

Acabamos de perder um importante defensor do trotskismo e último elo direto com o dirigente russo. Assim o demonstrou na edição de uma das últimas obras de seu avô (Os gângsters de Stalin), em cuja Apresentação escreveu:

“Leon Trotski morreu defendendo a revolução socialista. Sua heroica luta deixa claro que o final do estalinismo em nada significa o final da luta pelo autêntico socialismo, o socialismo com democracia. Muito ao contrário, reabre caminho para um novo amanhecer, onde não haja carências e onde a humanidade terá desterrado a exploração, a opressão e a violência. Esteban Volkov, México, DF, janeiro de 2017”.

Por tudo isto, participamos da imensa dor de suas filhas e de sua família, de seus colaboradores e amigos, a quem expressamos sinceramente nossos pêsames pela perda de Esteban. E, ao mesmo tempo, ratificamos nosso compromisso de continuar com a sua abnegada defesa do socialismo revolucionário.

Companheiro Esteban Volkov: Até o socialismo, sempre!

Movimento ao Socialismo, Seção mexicana da UIT-QI

México, 17 de junho de 2017

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *