Muhittin Karkin: uma longa trajetória de luta no trotskismo

por Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI)

No dia 24 de junho de 2023, faleceu na Turquia o companheiro Muhittin Karkin, devido a um infarto repentino. Tinha 73 anos. Nasceu em 1950 e tinha dois filhos e uma neta. Foi fundador do trotskismo na Turquia. Era dirigente, integrante do Comitê Central, do Partido da Democracia Operária (IDP), seção turca da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI).

Foi dirigente sindical nos anos 1970. Tornou-se trotskista em 1972 e, até 1979, foi integrante da IV Internacional (Secretariado Unificado – SU), dirigida por Ernest Mandel. Rompeu com a corrente mandelista no congresso do Secretariado Unificado (SU) de 1979, que ocorreu em Paris, França. A corrente dirigida por Nahuel Moreno, que também estava na IV-SU e se denominava Fração Bolchevique (FB), rompeu com a IV-SU nas vésperas desse congresso porque sua direção, em mãos do mandelismo e do SWP dos Estados Unidos, apoiou a expulsão da Nicarágua dos combatentes da Brigada Simón Bolívar. Essa expulsão foi realizada em agosto de 1979, pelo governo burguês de conciliação de classes sandinista de Daniel Ortega e Violeta Chamorro, que o mandelismo apoiava e definia como “operário e camponês”.

Desde então, Muhittin Karkin aderiu ao morenismo, ainda que nunca tenha podido ter contato direto com Nahuel Moreno. Nesse mesmo ano, Muhittin liderou a fundação de uma organização trotskista na Turquia, a Frente Operária. Em 1980, foi preso pela ditadura que governava naquele momento, por ser dirigente sindical e trotskista. Foi condenado à morte duas vezes, mas suspenderam sua aplicação e ele ficou preso por 4 anos.

Depois de sair da prisão, buscou reorganizar o movimento trotskista na Turquia. Em 1992, fundou, junto a outros companheiros, um grupo morenista que editava a revista “Boletim Internacional”, em uma situação muito difícil devido à repressão.

Por seu internacionalismo, seguiu sua militância revolucionária no Estado espanhol, por quase 20 anos, desde a segunda metade da década de 1990 até 2017. Primeiro no Partido Revolucionário dos Trabalhadores (PRT) e depois na Luta Internacionalista (LI), hoje seção da UIT-QI.

Em 2010, como parte da direção da Luta Internacionalista, tomaram contato com a UIT-QI e se iniciaram os primeiros intercâmbios políticos que culminaram na integração, em 2014, da Luta Internacionalista e da Frente Operária (agora IDP) da Turquia à UIT-QI. Em 2017, Muhittin Karkin voltou à Turquia e se reintegrou ao IDP e ao seu Comitê Central.

Muhittin Karkin dedicou sua vida à reconstrução da Quarta Internacional, enfrentando as correntes oportunistas e sectárias, sendo que nos últimos anos fez isso através da UIT-QI. Foi um apaixonado pelo movimento operário e suas lutas. Também fez parte da elaboração política do IDP e da UIT-QI com distintos trabalhos escritos em sua longa trajetória. Seus últimos artigos foram “A questão ucraniana e a atitude marxista revolucionária” (Revista Correspondência Internacional número 49, de março de 2022) e “Turquia: eleições históricas” (Correspondência Internacional número 52, de abril de 2023).

Sua trajetória e seu legado de socialista revolucionário consequente ficará como exemplo para a atual e futura militância do IDP e da UIT-QI.

Companheiro Muhittin Karkin, até o socialismo, sempre!

Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional

26 de junho de 2023

Traduzido da versão em espanhol: https://uit-ci.org/index.php/2023/06/26/muhittin-karkin-una-larga-trayectoria-de-lucha-en-el-trotskismo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *