Apoiemos a Flotilha Global Sumud, que vai até Gaza para romper o bloqueio israelense!

Por Imprensa UIT-QI

 

Uma nova iniciativa mundial de solidariedade está em andamento. Mais uma vez, uma flotilha de barcos navegará pelo Mar Mediterrâneo para tentar romper o bloqueio, que está matando Gaza de fome. A Flotilha Global Sumud espera a participação de uma dúzia de barcos, com ativistas de 44 países. Ela partirá da Espanha no dia 31 de agosto e se juntará a outras embarcações na Tunísia, em 4 de setembro.

Uma coalizão de organizações – incluindo a Flotilha Sumud do Magreb, a Coalizão da Flotilha da Liberdade, o Movimento Global para Gaza e a Sumud Nusantara – está trabalhando ativamente para lançar uma verdadeira mobilização marítima.

A Flotilha Sumud Global demonstra a força e a coragem de milhões de pessoas em todo o mundo, que gritam: “Não ao genocídio! Abram as fronteiras!”. Essa nova iniciativa – 17 anos após as primeiras flotilhas terem tentado chegar a Gaza, para levar solidariedade internacional – dá continuidade a anos de luta e merece todo o nosso apoio ativo.

No comunicado oficial, os organizadores relatam que: “No dia 31 de agosto, a Flotilha Global Sumud zarpará com dezenas de barcos da Espanha, juntando-se a dezenas de outros da Tunísia e de outros portos em 4 de setembro, antes de seguir para Gaza para romper o bloqueio e abrir um corredor humanitário.” A ativista ambiental Greta Thunberg anunciou sua participação na Flotilha Global Sumud, afirmando: “Estamos navegando novamente para romper o cerco.” A renomada atriz Susan Sarandon insistiu: “Devemos mostrar solidariedade, mesmo quando governos e instituições falham.” Os organizadores denunciam que “Israel lançou o equivalente a oito bombas atômicas sobre homens, mulheres e crianças. Hospitais, escolas e abrigos foram completamente destruídos. Nunca na história tantos médicos e jornalistas foram mortos.”

Nós, da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI), parte do movimento global de apoio à resistência do povo palestino, saudamos com entusiasmo essa nova iniciativa internacionalista contra o genocídio. Convocamos os povos do mundo a participarem dessa iniciativa e a apoiá-la ativamente, com mobilizações em todos os países para exigir que os governos rompam imediatamente as relações com Israel. Lutemos para impor o bloqueio econômico e de armas a Israel, para deter o genocídio e para exigir a entrada imediata de alimentos, água, medicamentos e profissionais de saúde, rompendo o bloqueio criminoso. Lutemos para pôr fim aos bombardeios e à fome, que já mataram mais de 61.000 pessoas. Fora Israel de Gaza! Lutemos até que o genocídio contra o povo palestino seja derrotado!

Política de Privacidade