Plenária da Juventude: Seguir o exemplo da UFF e UNICAMP pelo rompimento de acordos das universidades com Israel

Por Andressa Rocha e Duda Pereira – CST BH

No dia 25/10 a juventude Vamos à Luta realizou uma plenária nacional, com jovens de diversas cidades e estados com o tema “Seguir o exemplo da UFF e UNICAMP pelo rompimento de acordos das universidades com Israel”. O exemplo das universidades é fundamental, pois foram conquistados a partir da mobilização do movimento estudantil, desde as vigílias, acampadas e o constante debate por cada curso. Durante a plenária, diversas contribuições foram feitas e com exemplos de outras universidades que também tiveram ações em solidariedade ao povo palestino, reforçando a solidariedade internacional e reafirmando que os jovens de todo o mundo seguem a se levantar diante do genocídio.

A recente flotilha Sumud voltou os olhos do mundo ao genocídio que acontece na Palestina, impulsionando as mobilizações por todo mundo. Não depositamos confiança em Netanyahu e muito menos em Trump que dias após a liberdade dos últimos ativistas sequestrados, anunciou o Plano de Paz, que mais tem a ver com a ganância de colocar as mãos no Oriente Médio.

O “plano de paz de Trump” consiste num documento de cerca de 20 pontos que visa estabelecer um protetorado imperialista sobre a Faixa de Gaza, e não uma paz real. Não há paz enquanto o Estado racista e colonial de Israel existir e enquanto não for estabelecida uma Palestina livre, única, laica, democrática e não racista. Por isso, nós reforçamos a necessidade de seguir exigindo o rompimento de relações das universidades com instituições israelenses, assim como exigir que o governo Lula saia das palavras e tenha ações concretas de solidariedade com o rompimento de relações.

Convidamos a cada estudante que participou conosco da plenária e que nos acompanha a se somar nos debates nas universidades, na construção dos abaixo-assinados e em todas ações que permitam ecoar a solidariedade até que se concretize uma Palestina livre, do rio ao mar!

Política de Privacidade