Liberdade imediata para Ezequiel Peressini e demais tripulantes da Flotilha Global Sumud

Por Prensa UIT-CI
2/10/2025. Desde 1º de outubro, a marinha sionista de Israel sequestrou os participantes da Flotilha, confiscou as 50 embarcações e roubou a ajuda humanitária que transportavam para Gaza. Um ato de pirataria em toda a regra e uma violação descarada do direito internacional, mais uma, uma extensão do genocídio perpetrado pelo Estado de Israel contra o povo palestino de Gaza.
Entre os mais de 400 tripulantes detidos-sequestrados estão a conhecida ativista ambiental Greta Thunberg, Thiago Avila, coordenador do Brasil, o ator irlandês Liam Cunningham, o espanhol Eduard Fernández, legisladores europeus e personalidades como a ex-prefeita de Barcelona Ada Colau e mais ativistas de 44 países.
Entre eles está Ezequiel Peressini, líder da Izquierda Socialista (IS) da Argentina, membro da Frente de Izquierda (FIT-U) e da Unidade Internacional de Trabalhadores e Trabalhadoras da Quarta Internacional (UIT-CI). Foi deputado provincial pela IS na Frente de Izquierda em Córdoba, de 2015 a 2019. Em seguida, desenvolveu atividades internacionais no Peru, colaborando com o ex-deputado nacional peruano Enrique Fernández Chacón. De 2021 a 2024, fixou-se na cidade de Santiago do Chile para desenvolver atividades junto ao MST do Chile, seção da UIT-CI.
Em junho de 2025, esteve no Panamá apoiando a última greve geral e grandes mobilizações junto ao partido Propuesta Socialista.
Até quinta-feira, 2 de outubro, não há informações confiáveis sobre a situação dos detidos. A organização Adalah, organização palestina que dá apoio jurídico aos participantes da frota, recebeu informações de que as autoridades de imigração já começaram a realizar audiências sobre suas ordens de deportação e detenção no porto de Ashdod. Esses procedimentos foram iniciados sem aviso prévio aos seus advogados e negando aos participantes o acesso a assistência jurídica.
Isso constitui uma grave violação do devido processo legal e uma negação dos direitos fundamentais dos participantes. A Adalah informou que continuará tentando obter acesso e tomará medidas legais.
Centenas de milhares de pessoas estão saindo às ruas do mundo todo para repudiar o genocídio de Israel, o sequestro da Flotilha Global Sumud e a detenção de todos os tripulantes. Na sexta-feira, dia 3, está anunciada uma greve geral na Itália, há mobilizações massivas e uma greve estudantil em Madri, Barcelona, no Estado Espanhol, e marchas em outros países da Europa e do mundo.
Desde a UIT-CI, apelamos a redobrar a mobilização para exigir a libertação imediata de Ezequiel Peressini, que era tripulante do Sirius, e de todos os membros da frota sequestrados, que se informe sobre a sua situação e que se permita que os advogados designados possam agir,
Que todos os governos do mundo rompam relações diplomáticas, institucionais, econômicas, esportivas e culturais com Israel.
Chega de genocídio! Palestina livre do rio ao mar!
Unidade Internacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras – Quarta Internacional (UIT-CI)
2 de outubro de 2025