Eduardo Barragán, até o socialismo sempre!
Por Imprensa UIT-QI.
13/11/2025. Na última terça-feira, 11 de novembro, recebemos a triste notícia do falecimento do camarada Eduardo Barragán, militante trotskista, membro do Partido Socialista dos Trabalhadores (PST) da Colômbia, fundador da Liga Internacional de Trabalhadores – Quarta Internacional, junto com Nahuel Moreno e outros dirigentes revolucionários, e membro de sua direção. Barragán tinha 79 anos. Ele nasceu em 1946 em Santa Marta, cidade do litoral caribenho da Colômbia.
Eduardo participou da onda de agitação juvenil e popular que ocorreu na Colômbia no início da década de 1970. Integrante do coletivo Crítica Marxista da Universidade do Valle, participou das organizações estudantis que convergiram para o Bloco Socialista, que em meados da década de 1970 se uniu à corrente liderada por Moreno, fundando o PST em 1977.
Na década de 1980, Barragán mudou-se para a Argentina, juntando-se ao PST, e participou da luta clandestina contra a ditadura militar. Após a queda do regime, participou da construção do Movimento ao Socialismo (MAS), integrando sua direção nacional.
Barragán conciliou o ativismo revolucionário com sua profissão de médico. Trabalhou por duas décadas no Hospital Larcade, na província de Buenos Aires, participando de uma importante luta para impedir sua privatização – conflito que culminou numa retumbante vitória para os trabalhadores.
No contexto da crise e da divisão do MAS após a morte de Moreno, nossos caminhos políticos tomaram rumos distintos. Porém, apesar dessa circunstância, reconhecemos em Eduardo um revolucionário que, até seus últimos dias, continuou a se reivindicar como morenista.
Nós, da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional, enviamos nossas palavras de apoio aos seus camaradas, amigos e familiares, especialmente à sua companheira Amelia e à sua irmã Yolanda.
Eduardo Barragán: até o socialismo sempre!
