Apresentação da Revista Correspondência Internacional n°55

“Palestina Livre do Rio ao Mar”
Esta nova edição da Correspondência Internacional é amplamente dedicada à resistência do povo palestino em Gaza e à condenação global do genocídio sionista.
Em particular, destacamos a ação heroica da Flotilha Global Sumud, liderada pela renomada ativista Greta Thunberg, que está enviando ajuda humanitária a Gaza. É a maior flotilha de solidariedade já montada. Eles tentarão romper o bloqueio criminoso de Israel.
Esta edição também inclui artigos sobre a situação nos EUA ou o fiasco eleitoral do governo de extrema direita Milei na Argentina.
Não houve espaço para destacar as recentes rebeliões em massa contra governos que impõem restrições e repressão, como os casos na Indonésia, os protestos na França ou a revolta social no Nepal.
No Nepal, a faísca que desencadeou a revolta popular foi a suspensão, em 4 de setembro, de 26 plataformas de mídia social, incluindo YouTube, X, Facebook, Instagram e WhatsApp. A proibição das redes sociais foi interpretada por setores populares, especialmente os jovens, como uma tentativa de censura e de conter as críticas ao governo.
Milhares de manifestantes invadiram o prédio do parlamento, desafiando o toque de recolher imposto pelo governo, incendiando-o. A indignação popular, acumulada ao longo de anos de promessas não cumpridas, frustração com baixos salários, desemprego e corrupção desenfreada, explodiu com a suspensão das redes sociais. Manifestantes atacaram e incendiaram as casas de funcionários considerados corruptos. O Ministro da Economia foi jogado nu em um rio e espancado pelos manifestantes (veja o artigo “Explode a ira popular no Nepal!”, de Miguel Ángel Hernández).
Governos capitalistas em todo o mundo olham, preocupados e assustados, para o espelho do Nepal ou da Indonésia. Os altos níveis de exploração e empobrecimento da população, enquanto uma minoria dos ultrarricos se torna cada vez mais rica, preparam novas rebeliões populares em todo o mundo.