Costa Rica | Solidariedade internacional com Orlando Barrantes

A Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI) é parte da campanha internacional de solidariedade com Orlando Barrantes, dirigente sindical da Costa Rica.

No dia 21 de setembro de 2022, teve início um novo julgamento contra Orlando Barrantes, dando continuidade à perseguição política que já dura 22 anos. Nesse tempo, foram realizados 8 julgamentos. Duas vezes ele foi absolvido, mas seguem o julgando pela mesma causa, violando os direitos humanos básicos, como o direito à defesa e à liberdade.

Evidentemente, trata-se de uma perseguição política por sua luta ao lado dos explorados e oprimidos, em especial da costa atlântica costarriquense. É uma criminalização do protesto, já que ele é acusado injustamente, violando todos os seus direitos. Orlando era dirigente do Conselho Nacional de Trabalhadores Bananeiros (CONATRAB), no momento de uma luta justa dos camponeses na costa atlântica, em um ano de grandes lutas nacionais (2000) contra o ajuste impulsionado pelo governo corrupto de Miguel Ángel Rodríguez.

Pela repressão do governo, ocorreu um forte enfrentamento com as forças policiais, com feridos e detidos, o que provocou a retenção de alguns membros das forças repressivas por parte dos camponeses. Orlando é acusado injustamente, sem nenhuma prova desse acontecimento. Por isso, foi vítima de prisão, de torturas e de oito julgamentos.

Nós, da Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores (CST), seção da UIT-QI no Brasil, exigimos justiça para Orlando Barrantes e o fim da perseguição política contra ele.

 

Não à criminalização do protesto!

Abaixo os julgamentos políticos contra Orlando Barrantes!

Exigimos o fim da perseguição e sua liberdade incondicional!

 

Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores (CST), seção da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI) no Brasil

13 de outubro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *